segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Formação e Certificação Internacional em COACHING de ALTA PERFORMANCE

Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

O que é:
É um programa extensivo de treinamento teórico e vivencial de desenvolvimento pessoal e capacitação profissional nas mais potentes e eficazes abordagens de Coaching que contempla as linhagens européia e americana, para iniciantes e profissionais atuantes. O treinamento é extremamente prático e possui carga horária de 285 horas distribuídas em 33 dias com coaches atuantes no mercado brasileiro e europeu.
Composto por 2 blocos de atividades complementares (Coaching Estrutural e Coaching Sistêmico) esse treinamento busca atingir uma lacuna existente no mercado de atender desde o principiante na profissão até o coach experiente que deseje apenas adquirir o instrumental faltante em seu repertório. Dessa forma, o participante pode escolher o bloco de atividades que considere adequado às suas necessidades ou participar do programa completo para adquirir definitivamente a habilidade de atender clientes em sessões de coaching.
Coaching é uma profissão nova que busca atender as necessidades de apoio, suporte e organização de clientes em atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas estratégias e habilidades. O Coaching é um processo sinérgico de apoio e apadrinhamento em processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências mentais e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O técnico não atua no jogo diretamente, mas oferece, como um padrinho experiente, seu conhecimento e maturidade, que concorrem para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma, o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de superação de obstáculos. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível.
Estatísticas do mercado americano propõem que os recursos investidos na contratação de um profissional de coaching executivo são remunerados em quase 5 vezes na média. O comprometimento com esta abordagem aumenta significativamente a capacidade de realização e o foco de obtenção de resultados. Um dos princípios filosóficos mais importantes das abordagens de coaching contemporâneas é que o cliente tem as soluções e os recursos que deseja ou precisa, embora possa precisar de apoio na identificação e planejamento de ação.

Opções de Certificação por:
ECA - European Coaching Association
ICI - International Coaching Institutes

Objetivos:
Oferecer ao participante um grande repertório de "ferramentas" de intervenção dos modelos de Coaching, treinando-o para escolher a abordagem mais adequada para cada caso, desde o micro-coaching (intervenções brevíssimas) até projetos de longa duração, incluindo metodologias de acesso a diferentes camadas motivacionais; complementar as práticas e metodologias do coaching com experiências profundas de utilização das técnicas entre os participantes, de modo que o próprio participante passe pela experiência de ser cliente em sessões regulares dentro do programa, com a finalidade de avaliar por si mesmo o impacto que tal abordagem pode proporcionar aos seus futuros clientes.

Algumas características de qualidade desse programa:
Excelente relação custo/benefício para um treinamento com certificação internacional;
Apresentação do conteúdo num roteiro totalmente prático e dinâmico, com excelente equilíbrio entre a apresentação de conceitos e a execução de exercícios graduados para o desenvolvimento e a consolidação de habilidades;
Tamanho da turma pequeno, instrutores experientes e competentes e equipe de apoio preparada para monitorar o aprendizado dos participantes e o ritmo do treinamento;
Carga horária extensa própria para um treinamento profissionalizante, dividida em módulos que possibilitem intervalos de prática e consolidação das habilidades aprendidas;
Treinadores provenientes de distintas abordagens complementares;
Coaching SISTÊMICO e PANORAMA SOCIAL com tradução consecutiva.

Conteúdo:
- Princípios e posturas das profissões de atendimento e consultoria;
- Preparação interior do profissional de coaching, terapia ou aconselhamento;
- Modelos de intervenção de coaching;
- Abordagens estruturalistas e sistêmicas;
- Coaching de vida, fases de transição e coaching executivo;
- Auto-coaching: instrumentos do mercado e modelos de planejamento e solução de problemas;
- Aliança: princípios do processo de aprendizagem sinérgico;
- Inteligência Coletiva: processo criativo em equipes;
- Panorama Social: motivação profunda e modelos de solução de conflitos;
- Abordagens: racionais, conscientes e inconscientes;
- Recursos complementares: abordagens de origem comportamentais, sistêmicas e pragmatistas para coaches;
- Coaching para Coaches: postura profissional, marketing, internet;
- Fóruns: troca de experiências entre os participantes do treinamento.

Conteúdos e Módulos de Atividades:
a) Coaching ESTRUTURAL com 16 dias;
b) Coaching SISTÊMICO com 17 dias;

Quem deve se submeter ao processo:
Coaches, educadores, executivos, líderes e pessoas que necessitem de mais recursos para apoiar ou conduzir processos de transformação e aprendizagem, individuais ou coletivos; profissionais de todas as áreas interessados e comprometidos com o desenvolvimento pessoal ou que necessitem de melhores recursos para lidar com pessoas e relacionamentos orientados para resultados e para o futuro; profissionais da área de comportamento, terapia, educação e aprendizagem que desejem atualização nas metodologias focadas em soluções e modelos e recursos eficazes de intervenção e transformação pessoais.

Coaches Facilitadores:
Viviani Bovo
Walther Hermann
Arline Davis
Bernd Isert
Lucas Derks

Temas dos Módulos:
1° Módulo - Estruturas Básicas do Coaching: resgatando o sentido e assumindo responsabilidade;
2° Módulo - Estruturas Motivacionais Profundas: planejamentos elaborados e planos de contingência;
3º Módulo - Ciclo de Coaching, intervenções avançadas e Coaching PNL;
4º Módulo - Superando Obstáculos e Desenvolvendo Resiliência;
5º Módulo - Coaching de Equipes e Coaching em casos de conflitos;
6º Módulo - Coaching Sistêmico I;
7º Módulo - Panorama Social;
8º Módulo - Coaching Sistêmico II.

Quantidade de vagas:
40

Carga horária:
285 horas (35 horas por módulo) em 33 dias

Agenda:
março a novembro/2010
8 módulos

Investimento:
R$ 10.000,00

Laerte Muniz Psicólogo CRP 06/49562
http://www.psicologosaude.com.br/
Outros cursos

2 comentários:

  1. Olá, Laerte, tudo bem? Atualmente desenvolvo um livro sobre a simbiose no Xadrez, PNL e Coaching e, em um momento em que estava escrevendo sobre o coaching, achei interessante a forma como introduziu seu texto e sobre a metáfora com o treinador e o atleta. Gostaria de pegar, se possível, alguns parágrafos e citar seu nome logo após. Para isso preciso do seu nome inteiro.
    Se sim, meu email: santiago_gomes@yahoo.com.br
    Aguardo, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Santiago.
      Esse texto é do meu amigo Walter Hermann.
      Para entrar em contato com ele entre no site: http://www.waltherhermann.com.br/

      boa sorte.

      Excluir