segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CONCENTRAÇÃO DINÂMICA (INTRODUÇÃO A HIPNOSE)

O que é:
É um seminário de treinamento de competências cerebrais e hiper-estimulação de faculdades associadas ao hemisfério cerebral direito que aumenta o poder de concentração e de tomada de decisão de forma bastante significativa. A tecnologia denominada Concentração Dinâmica teve sua origem fundamentada em algumas das mais sofisticadas técnicas de desenvolvimento pessoal e mudança de comportamento: Hipnose aplicada à Educação, Programação Neurolingüística, Ginástica Cerebral, Cinesiologia, Aprendizagem Acelerada, Aprendizagem Inconsciente, Enriquecimento Instrumental, Design Human Engineering, Core Transformation, Tapping e New Code. Funciona também como uma poderosa "ferramenta" de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, liberando parte do potencial adormecido de nosso cérebro.

Objetivos:
Tecnicamente falando, este programa tem por objetivo ativar novos neurônios e estabelecer novas conexões nervosas para aumentar a capacidade de concentração consciente e inconsciente. Está baseado em algumas das mais recentes descobertas científicas sobre o crescimento do cérebro que, quando devidamente estimulado, cresce, aumentando a quantidade de células nervosas (neurônios). Dessa forma, os resultados oferecidos por esse treinamento incluem, além de melhora significativa de concentração e desenvolvimento do "cérebro multitarefa", aumento de competências de comunicação, criatividade, motivação, memória, percepção, organização e flexibilidade.

Programa:
esbloqueio de comunicação e aceleração de processos de aprendizagem;
Treinamento do cérebro multitarefa: flexibilidade, criatividade e concentração;
Dinâmica de relacionamento interior: tornando úteis as nossas próprias dificuldades;
Gerenciamento de atitudes e pensamentos negativos, ansiedades, medos, depressão e angústia;
Manutenção da mente dinâmica: aprendizado acelerado, aprendizado profundo e aprendizado permanente.

Quem deve participar:
Pessoas e profissionais de todas as áreas que necessitem de maior dinamismo mental, cerebral e emocional para lidar com velocidade das transformações do cotidiano.

Facilitador:
Walther Hermann

Quantidade de participantes: 25 vagas

Carga horária: 18h (dezoito horas)

CONCENTRAÇÃO DINÂMICA
É uma moderna tecnologia de desbloqueio mental e ativação das faculdades mentais tipicamente associadas ao processamento do hemisfério cerebral direito, tais como: criatividade, poder de síntese, imaginação, percepção e sensibilidade e o multiprocessamento mental (habilidade popularmente conhecida como "assobiar e chupar cana ao mesmo tempo").
Essa tecnologia está baseada nas mais recentes descobertas das neurociências que comprovaram definitivamente que o cérebro humano cresce em capacidade durante toda a vida, desde que devidamente estimulado, alternando-se com intervalos de repouso (são especialmente três categorias de estímulos que desenvolvem a inteligência: novidades - aquilo que nos desperta a curiosidade e o interesse, estímulos ambientais e atividades motoras).
A Concentração Dinâmica é uma abordagem de treinamento que coordena com o aprendizado formal (cognitivo) vários padrões motores, que promovem a integração de funções dos hemisférios cerebrais com a finalidade de reativar formas de aprender e perceber comumente encontradas numa criança. Com isso, a curiosidade natural, o ímpeto de explorador e o prazer de descobrir podem ser libertados mais uma vez de nossa vida tão estressante.
Tal tecnologia educacional, proveniente da síntese de vários campos de pesquisa em aprendizagem, desde a Aprendizagem Inconsciente (Hipnose aplicada à Educação), a Programação Neurolinguística, a Aprendizagem com o Hemisfério Cerebral Direito, as Inteligências Emocional, Intrapessoal, Interpessoal e incluindo também princípios da música tais como ritmos, entonações e velocidade, serve especialmente para desbloquear a comunicação e a aprendizagem ao proporcionar maior liberdade ao processamento mental consciente de perceber e manipular simultaneamente o mundo interior (subjetivo) e o mundo exterior captado através dos cinco sentidos (objetivo).

APRENDIZAGEM INCONSCIENTE
Arquitetura de Aprendizado
A Aprendizagem Inconsciente (ou Hipnose Aplicada à Educação) é uma abordagem educacional que reúne interessantes ferramentas e dispositivos da comunicação humana com o objetivo de promover o aprendizado profundo - também entendido como o "insight" (introvisões e sínteses criativas) ou aprendizado por descoberta. Tem sido especialmente utilizada em processos de aprendizagem acelerados, de desenvolvimento de percepção e mudanças comportamentais saudáveis e naturais ("ecológicas").
Tecnicamente consiste em uma determinada forma de estruturar a linguagem e na organização de algumas experiências, vivências e exercícios de imaginação e introspecção. É uma adaptação de conceituações e práticas de diferentes campos do conhecimento, desde alguns padrões da Hipnose Terapêutica até as habilidades dos contadores de estórias; desde exercícios de aumento de sensibilidade e percepção até formas características dos maiores canais indutores de estados alterados de consciência de nossa época: o cinema e seus insistentes convites à percepção de todas as fantasias, emoções e sentimentos que ele nos induz (considerar "A Jornada do Herói" - modelo mítico arquetípico aceito como esqueleto básico da cinematografia atual - vide Joseph Campbell em "O Herói de Mil Faces").
Neste estilo de atividade não existem induções formais como na hipnose terapêutica, muito menos algo que se relacione com as apresentações de palco e de televisão. De fato, existem convites ocasionais feitos ao participante a experimentar diferentes pontos de vista de observação a respeito de assuntos cotidianos (ressignificação) o que conduz a permitir-se entrar em estados naturais de absorção em suas fantasias, devaneios e conseqüentes julgamentos e reavaliações.
Os eventuais processos regressivos não são deliberadamente induzidos, porém ocorrem totalmente conscientes e espontaneamente na busca de referências passadas (em memória) que sejam associáveis à experiência presente.
Lembrando-nos que, enquanto seres humanos, ao nascer, não recebemos um manual de instruções de como operar melhor o nosso "grande computador": o cérebro e o corpo humanos, e nossos pais também não, esta tecnologia serve para adaptar e flexibilizar nossos hábitos na construção de maior bem estar e eficácia na forma de conduzir nossa vida.
Na prática, utilizamo-nos de cenários ou enredos nos quais as metáforas são construídas e apresentadas como ambientes para o apoio da mente consciente tão ávida de entendimento. Simultaneamente, através das estruturas metafóricas, oferecemos outras alternativas à mente inconsciente para que ela possa percorrer outros caminhos de percepção e compreensão. Ocasionalmente ocorrem sequestros espontâneos da mente consciente que passa a experienciar alguns fenômenos hipnóticos comuns: regressão, distorção ou projeção temporal, ampliação ou redução do campo de percepção sensorial, agitação, hiperatividade, sonolência ou torpor que se aproximam e se afastam muito rapidamente, comoções emocionais e, principalmente, uma grande quantidade de "insights" aparentemente desordenados.
Os resultados do uso destas tecnologias em educação consistem em hiper-estimular, ativar e reintegrar estilos de processamento cerebral de hemisférios direito e esquerdo. Não obstante, a melhor metáfora para diferenciar do processo terapêutico formal é imaginar as diferentes atitudes do terapeuta e do educador caso se dispusessem a obter um copo de água limpa a partir de um com água suja: o terapeuta, possivelmente, elaborasse um complexo sistema de filtragem para retirar as impurezas daquela água (problemas) enquanto o educador, possivelmente, procurasse uma fonte com água limpa e, misturando com a antiga, após transbordar, atingiria os níveis de pureza adequados.
Estas pesquisas e desenvolvimentos no campo do comportamento e interações humanas, apontam para uma época na qual poderemos dizer que a Educação terá se desenvolvido proporcionalmente às nossas ciências de alta tecnologia, tais como: engenharias eletrônica, genética, micro-mecânica, etc. Aí, então, provavelmente com apenas onze ou doze anos de idade, um indivíduo poderá acumular o conhecimento técnico correspondente a uma graduação superior em nível de doutoramento.

CONHEÇA NOVOS CURSOS, clique aqui.
Valores e agenda deste curso, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário