sábado, 8 de janeiro de 2011

TEMPESTADE DE QUALQUER COISA

E quando aquele copo de água caiu no chão ele pensou que ia morrer e realmente aconteceu...

Isso é uma reação...

Como a mente funciona?
ela grava tudo. Mesmo que você pense que não gravou, pode ter certeza, em algum lugar está gravado e influenciando nossas vidas, ativado quando necessário.

Quando acontece desses arquivos serem ativados?

Quando acontece algo ameaçador para conforto...

O objetivo da mente reativa é manter o individuo em posição confortável, afastar cada vez mais da morte. o objetivo então é a não-morte.

Mas não há formas definidas. Esses arquivos são comparados a um emaranhado de coisas, uma verdadeira miscelânea que se organiza automaticamente para cumprir seu objetivo e essa organização nem sempre é benéfica para o indivíduo.

Um exemplo típico, a criança cai e machuca o joelho, a mãe desesperada corre e bate uma porta quando passa. Esse bater de porta acontece em um momento de dor da criança, onde os canais receptores estão todos abertos e sensíveis (tato, audição, visão, olfato). Essa criança quando cresce, não sabe porque mas não suporta ver portas baterem e sempre sente algo nas pernas quando isso acontece.

O bater de portas é uma imagem estampada que lembra um momento de dor.
Não entender isso é permanecer no sofrimento, a terapia leva o indivíduo a identificar as situações que causaram a gravação de momentos que atrapalham momentos atuais.

Por que do nada algumas pessoas se sentem deprimidas, sentem desconforto, dores, etc.

O intuito é trazer a tona o que atrapalha, e isso acontece quando revivemos os momentos que geraram essas marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário